Depois de muito árduo trabalho veja a seguir nossa primeira matéria especial:
Muita gente acha que a era dourada dos 16-bits, começou com o Megra Drive seguido pelo Super Nintendo, mas estão errados. Já ouviram falar no PC Engine?
Lançado pela empresa japonesa NEC (famosa no Japão pelos seus computadores domésticos) em 30 de outubro de 1987, é considerado o primeiro console doméstico de 16-bits (na verdade sua CPU principal era de 8-bits - igual ao NES - e sua placa gráfica - PPU - era de 16-bits). Foi um sucesso de vendas no Japão, mas não conseguiu alcançar grandes vendas fora das terras orientais devido ao dominio do NES no ocidente (mas com certeza fez a Big N ficar preocupada!). O PC Engine conseguiu garantir uma grande biblioteca de jogos de qualidade e milhares de fãs pelo mundo.
O PC Engine se diferenciava de seus concorrentes pelo seu design moderno e compacto, sua mídia para armazenamento dos games também era muito diferente do padrão "cartunho" e muito menor que os dos NES: eram o Hu-Cards, pareciam cartões de telefone (só que ligeiramente mais volumosos). Basicamente os Hu-Cards eram uma versão mais atualizada dos BeeCards, algo muito similar feito pela softhouse Hudson para o MSX (NOTA: A Hudson também fez os Hu-Cards), mas isso é história para outra matéria.
Realmente, o PC Engine estava muito a frente de seu tempo, ganhava em design e potência, mas ainda havia algo que não tinha sido explorado: o CD.
Em 1988 NEC resolve lançar algo que abalaria o mercado dos games: Um acessório, que acoplado ao PC Engine, permitiria que este rodasse os jogos a partir de um cd-rom. Este era o PC Engine CD Interface Unit.
O mercado ficou bastante abalado, pois até então a mídia CD era algo não tão popular e geralmente usado na gravação de músicas, fazendo com que o PC Engine fosse o primeiro console a ler CD na história.
A qualidade dos games lançados em CD eram enormes em relação ao games do NES e dos Hu-Cards. O trabalho sonoro e visual era grande, fazendo muitos gamers babarem ao verem jogos como Altered Beast e Castlevania Rondo of Blood.
No Japão o PC Engine havia alcançado o status máximo de glória, mas ainda havia muito chão pela frente: um dos maiores mercados ainda não havia sido conquistado: os Estados Unidos.
Em 1990 a Nec resolve penetrar no mercado americano, levando o PC Engine com um design diferente e outro nome: TurboGrafx-16.
TurboGrafx-16 |
A situação da NEC e seu console não foi tão boa no ocidente. Mesmo usando propaganda agressiva e uma biblioteca de games razoavelmente boa, suas vendas não conseguiram decolar em relação ao Mega Drive que havia sido lançado no mesmo ano (com 16-bits e uma potência maior), usando um slogan bem agressivo "The REAL 16-bits console!" (O verdadeiro console de 16-bits!). O console da Sega havia caido no gosto do público com seus jogos de esportes, luta e o ouriço azul (Sonic!).
E só para piorar a situação do TurboGrafx-16 a Nintendo também lança seu console de 16-bits, o Super Nintendo, fazendo com todo o mercado mundial (até o Japão) se esquecesse do PC Engine e se focasse com o Mega Drive e Super NES.
Em resposta ao Super Nintendo e Mega Drive, a NEC resolve dar sua última cartada: O SuperGrafx, um console similar ao PC Engine (compátivel com todos os jogos deste inclusive em CD) só que com uma arquitetura (CPU e PPU) totalmente em 16-bits.
SuperGrafx: robusto e potente, mas não decolou. |
O SuperGrafx era muito mais potente que seus concorrentes, possuía um design robusto e imponente (similar ao TurboGrafx-16) mas não decolou devido ao domínio da Nintendo e Sega no mercado mundial, que aquela altura era enorme.
O SuperGrafx acabou esquecido em muito pouco tempo, tendo apenas cinco jogos lançados, fazendo dele e seus games um item muito (mas muito!) raro de colecionador, pois poucas tiragens foram feitas.
A NEC lançou outros modelos do PC Engine: alguns portáteis (e muito raros de serem achados, como o PC Engine LT) e modelos com o CD acoplado nele.
Após a entrada dos games na era 32-bits, a NEC, em uma tentativa de recuperar o prejuízo que teve na geração passada, lança o PC Engine FX, um console em 32-bits, mas devido a pressão do mercado na época (principalmente a Sony e o seu PSX), o console nasceu morto - poucas vendas e jogos.
Por mais que o PC Engine não tenha sido tão popular, deixou milhares de fãs pelo mundo e também muitos jogos de qualidade. Só não conseguiu se manter no mercado pois a pressão naquela época era muito grande, mas jamais deve ser desmerecido e considerado inferior - pois ele não era.
E ai? O que acharam? Quais são os seus melhores jogos do PC Engine? Não deixem de comentar e expressar sua opinião aqui embaixo!
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