terça-feira, 21 de agosto de 2012

PC Engine: o precursor do 16-bits




Depois de muito árduo trabalho veja a seguir nossa primeira matéria especial:

   Muita gente acha que a era dourada dos 16-bits, começou com o Megra Drive seguido pelo Super Nintendo, mas estão errados. Já ouviram falar no PC Engine?
Design simples e compacto: esse era o PC Engine
   Lançado pela empresa japonesa NEC (famosa no Japão pelos seus computadores domésticos) em 30 de outubro de 1987, é considerado o primeiro console doméstico de 16-bits (na verdade sua CPU principal era de 8-bits - igual ao NES - e sua placa gráfica - PPU - era de 16-bits). Foi um sucesso de vendas no Japão, mas não conseguiu alcançar grandes vendas fora das terras orientais devido ao dominio do NES no ocidente (mas com certeza fez a Big N ficar preocupada!). O PC Engine conseguiu garantir uma grande biblioteca de jogos de qualidade e milhares de fãs pelo mundo.

Os Hu-Cards
   O PC Engine se diferenciava de seus concorrentes pelo seu design moderno e compacto, sua mídia para armazenamento dos games também era muito diferente do padrão "cartunho" e muito menor que os dos NES: eram o Hu-Cards, pareciam cartões de telefone (só que ligeiramente mais volumosos). Basicamente os Hu-Cards eram uma versão mais atualizada dos BeeCards, algo muito similar feito pela softhouse Hudson para o MSX (NOTA: A Hudson também fez os Hu-Cards), mas isso é história para outra matéria.
   Realmente, o PC Engine estava muito a frente de seu tempo, ganhava em design e potência, mas ainda havia algo que não tinha sido explorado: o CD.
   Em 1988 NEC resolve lançar algo que abalaria o mercado dos games: Um acessório, que acoplado ao PC Engine, permitiria que este rodasse os jogos a partir de um cd-rom. Este era o PC Engine CD Interface Unit.


PC Engine Interface CD Unit

   O mercado ficou bastante abalado, pois até então a mídia CD era algo não tão popular e geralmente usado na gravação de músicas, fazendo com que o PC Engine fosse o primeiro console a ler CD na história. 
  A qualidade dos games lançados em CD eram enormes em relação ao games do NES e dos Hu-Cards. O trabalho sonoro e visual era grande, fazendo muitos gamers babarem ao verem jogos como Altered Beast e Castlevania Rondo of Blood. 
   No Japão o PC Engine havia alcançado o status máximo de glória, mas ainda havia muito chão pela frente: um dos maiores mercados ainda não havia sido conquistado: os Estados Unidos.
  Em 1990 a Nec resolve penetrar no mercado americano, levando o PC Engine com um design diferente e outro nome: TurboGrafx-16.

TurboGrafx-16

   A situação da NEC e seu console não foi tão boa no ocidente. Mesmo usando propaganda agressiva e uma biblioteca de games razoavelmente boa, suas vendas não conseguiram decolar em relação ao Mega Drive que havia sido lançado no mesmo ano (com 16-bits e uma potência maior), usando um slogan bem agressivo "The REAL 16-bits console!" (O verdadeiro console de 16-bits!). O console da Sega havia caido no gosto do público com seus jogos de esportes, luta e o ouriço azul (Sonic!).
   E só para piorar a situação do TurboGrafx-16 a Nintendo também lança seu console de 16-bits, o Super Nintendo, fazendo com todo o mercado mundial (até o Japão) se esquecesse do PC Engine e se focasse com o Mega Drive e Super NES.
   Em resposta ao Super Nintendo e Mega Drive, a NEC resolve dar sua última cartada: O SuperGrafx, um console similar ao PC Engine (compátivel com todos os jogos deste inclusive em CD) só que com uma arquitetura (CPU e PPU) totalmente em 16-bits.

SuperGrafx: robusto e potente, mas não decolou.

   O SuperGrafx era muito mais potente que seus concorrentes, possuía um design robusto e imponente (similar ao TurboGrafx-16) mas não decolou devido ao domínio da Nintendo e Sega no mercado mundial, que aquela altura era enorme.
   O SuperGrafx acabou esquecido em muito pouco tempo, tendo apenas cinco jogos lançados, fazendo dele e seus games um item muito (mas muito!) raro de colecionador, pois poucas tiragens foram feitas.
   A NEC lançou outros modelos do PC Engine: alguns portáteis (e muito raros de serem achados, como o PC Engine LT) e modelos com o CD acoplado nele. 
   Após a entrada dos games na era 32-bits, a NEC, em uma tentativa de recuperar o prejuízo que teve na geração passada, lança o PC Engine FX, um console em 32-bits, mas devido a pressão do mercado na época (principalmente a Sony e o seu PSX), o console nasceu morto - poucas vendas e jogos.
   Por mais que o PC Engine não tenha sido tão popular, deixou milhares de fãs pelo mundo e também muitos jogos de qualidade. Só não conseguiu se manter no mercado pois a pressão naquela época era muito grande, mas jamais deve ser desmerecido e considerado inferior - pois ele não era.



E ai? O que acharam? Quais são os seus melhores jogos do PC Engine? Não deixem de comentar e expressar sua opinião aqui embaixo! 

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